segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ah o que sei todos podem saber meu coração porém só a mim pertence....


Ah ! Como eu gosto de Wherter... queria dividir com vocês esse sentimentos. Li um dia esse livro e sempre me pego pensando nas frases do livro, que são maravilhosas. Para alguns o livro é uma apologia ao suicídio, não creio, acho que é apologia ao amor.

Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa, ou seja, marcada pelo fim trágico. Com o suicídio do protagonista, devido ao amor aparentemente não correspondido, J. W. Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também vivera um amor não correspondido, apesar de, evidentemente, não ter cometido o ato de se matar. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte. E ela o leva à morte, como já dito. Acabamos por nos identificar com Wherter afinal quem nunca sofreu por amor?
4 de Maio
Quero aproveitar o presente sem ressucitar o passado; que ele fique lacrado no túmulo da indiferença.

16 de junho

Por que não lhe tenho escrito? Justamente você, que é um sábio, me pergunta isso? Devia ter adivinhado que estou muito bem e que... resumindo, conheci alguém que tocou o meu coração. Eu... eu não sei mais o que dizer.Não é fácil contar-lhe na ordem como as coisas aconteceram, que me fizeram conhecer a mais adorável das criaturas. Sinto-me contente, feliz; serei, por conseguinte, um mau cronista.É um anjo!... Ora, já sei que todos dizem isso de sua amada, não é verdade? Todavia, é-me impossível dizer a você o quanto ela é perfeita, e também o porquê de ser tão perfeita. Só isso basta: ela tomou conta de todo o meu ser.
1 de Julho

Não suportamos ver pessoas felizes, sem que tenhamos concorrido para tal.
12 de agosto
-Amigo-exclamei-, o ser humano é o ser humano.Por mais refinado que seja, isso de nada vale quando a paixão começa a agir, violando as fronteiras do bom-senso.

18 de julho

Wilhelm, que seria do nosso coração em um mundo inteiro sem amor? O mesmo que uma lanterna mágica apagada! Assim que se põe lá uma lâmpada, imagens de todas as cores surgem na tela branca... E mesmo se fosse apenas isso – fantasmas –, ainda assim continuará fazendo a nossa felicidade, sempre que nos postarmos diante deles, como crianças extasiadas com aquelas aparições maravilhosas.Hoje não pude ir à casa de Lotte, pois fiquei retido em uma reunião na qual não podia faltar. Que podia fazer? Mandei lá o meu criado, apenas para ter junto de mim alguém que tivesse estado com ela. E com que impaciência o esperei! Com que alegria o vi regressar! Fiquei com vontade de beijá-lo, mas tive vergonha.Conta-se que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, absorve-lhe os raios e fica por algum tempo luminosa durante a noite. Pareceu-me haver acontecido o mesmo com o meu criado. Só de pensar que os olhos de Lotte tinham pousado em seu rosto, nas suas faces, nos botões da sua libré, no seu colete, fez com que ele se tornasse para mim tão precioso, tão sagrado! Nesse momento, eu não daria o meu criado por dinheiro nenhum. Eu me sentia tão feliz junto dele!... Queira Deus que você não ria de tudo isso! Ah! Wilhelm, será ilusão ser feliz?

27 de outubro à tarde

Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se não existisse.
20 de dezembro
-Você caminha para o abismo por livre e espontânea vontade. Por que justamente eu, Werther? Só porque pertenço a outro? Horroriza-me pensar que é a impossibilidade de me ter que alimenta sua paixão.

Nenhum comentário: