sexta-feira, 21 de maio de 2010

Marido mais feliz que a mulher pode acabar em divórcio




Fonte: Revista Veja.



Homens casados, atenção: ser um marido menos feliz que a mulher pode ser a chave para um casamento duradouro. Pelo menos é isso que garante uma equipe de economistas australianos que descobriram que, quando a mulher é mais feliz que o marido, as chances de um divórcio são menores do que o contrário.

Para o estudo, economistas da Universidade de Deakin usaram informações de relacionamentos de três países diferentes e descobriram um fenômeno potencialmente desastroso para o casamento que foi batizado de "diferença de felicidade". Com a descoberta, eles concluíram que quanto maior a diferença entre a felicidade de maridos e mulheres, maiores as chances de um rompimento. No entanto, esse efeito só era visto quando o homem se sentia mais satisfeito com a vida do que a mulher.

De acordo com a pesquisa, a "diferença de felicidade" tende a aumentar quando as mulheres estão encarregadas da maior parte do trabalho doméstico ou possuem nível social diferente do marido. Por outro lado, essa diferença tende a diminuir quando eles possuem o mesmo nível social e religião, dividem as tarefas de casa e a mulher é dona de casa, estudante ou aposentada.
Cahit Guven, especialistas em bem-estar e economista da Deakin, afirma que para o casamento ser sólido e duradouro o casal precisa estar no mesmo patamar de felicidade, satisfeitos com a vida e com o companheiro. "Estudos anteriores já apontavam que casais com o mesmo nível de escolaridade, idade, país ou origem, religião, etnia e nível social tendem a construir casamento mais longos", disse Guven.

Na Austrália, 53% das mulheres muito felizes eram casadas com homens igualmente felizes. No Reino Unido, esse número saltou para 61% enquanto na Alemanha, ele atingiu 70%. Os números mostram também que a "diferença de felicidade" foi maior em casais que viviam juntos mas não eram legalmente casados. A pesquisa, intitulada Você não pode ser mais feliz que sua mulher, foi publicada na Alemanha.

Nenhum comentário: